terça-feira, setembro 11, 2012

1º.ENCONTRO DE GRUPOS CORAIS em ALMODÔVAR

.
COMO JÁ AQUI NO TEU BLOGUE HAVIA
ANUNCIADO, REALIZOU-SE EM ALMODÔVAR
O I ENCONTRO DE GRUPOS CORAIS
NO ÂMBITO DO 2º.ANIVERSÁRIO DO
GRUPO CORAL FLORES DO CAMPO DE
ALMODÔVAR.



Com muita pena minha, não me foi possível estar em Almodôvar neste dia tão importante para o Grupo Coral FLORES DO CAMPO, que festejou o seu 2º.aniversário ,organizando o Encontro, rodeado de amigos e apadrinhado por tão consagrados grupos como o são As Cantadeiras de Alma Alenteja e As Vozes de Almodôvar.

E é atraves das imagens e comentárias colhidos em especial pelas muito amigas Cantadeiras da Alma Alentejana ,que aqui deixo algumas imagens do evento, que tanto significado tiveram e têm para o Cante Alentejano e para o Alentejo.

Antes do espectáculo na Praça da Republica em Almodôvar, realizou-se um almoço de festa, no Restaurante Serafim ,que decorreu com muita elevação, camaradagem e uma grande manifestação de alentejanidade sempre presente, e é claro, terminado com as modas tradicionais.




as despedidas

Depois, foi a partida para a Praça, em desfile, pelas ruas da vila


AS FLORES DO CAMPO , ANIVERSARIANTES, DESFILANDO
(VIDEO DE 25CASQUEIRA)


As CANTADEIRAS DE ALMA ALENTEJANA ,MADRINHAS DO GRUPO FESTEJADO, DESFILANDO
(VIDEO DE 25CASQUEIRA)





GRUPO CORAL AS VOZES DE ALMODÔVAR, PADRINHOS DAS ANIVERSARIANTES NAS RUAS DA VILA
(VÍDEO ED 25CASQUEIRA)

No palco montado na Praça da Republica realizou-se o espectáculo, sempre com muita assistência e num clima de grande adesão.

Realizou-se com pompa e circunstãncia a leitura do compromisso de
apadrinhamento formal das festejadas, pelas Cantadeiras de Alma Alentejana,
cujo texto reproduzo :

Flores do Campo de Almodôvar:

“O nosso Cante Alentejano representa a cultura popular tradicional do povo do Baixo Al
entejo, com a sua identidade própria, as suas características específicas e a sua peculiar interpretação. Esta cultura mergulha as suas raízes no sistema musical medievo, numa perfeita simbiose de modas e de tons, fruto da evolução da música no período renascentista. Este cante traduz a perfeita imagem do povo Alentejano, no seu quotidiano, durante séculos, e que se mantém viva, em toda a sua beleza sentimental e nostálgica, que embalou, a sua gente, a fez trabalhar, cantar, chorar, sofrer e morrer, numa epopeia bem digna da pena de um novo ainda que rústico épico”.
O nosso discurso é curto mas o mais importante é que ele vem do nosso Coração! O Grupo Flores do Campo começou no Verão de 2010 desde a altura que encantaram nossos corações. Obrigado amigas pela honra de nos terem convidado para vos apadrinhar. Ver o nosso Belo Alentejo ampliado pela nossa Família do Cante, uma família feliz. Iremos ensiná-lo a tocar as estrelas, sonhar e rir mais alto do que qualquer um. Deus e seus pais lhes deram vida, Nós iremos dar-vos todo o amor de Sermos muito Orgulhosamente as vossas Madrinhas. Também, iremos estar sempre Presentes e Juntas. Vigiaremos com o nosso belo Cante Alentejano para longe no tempo, no espaço, na vida. Cantadeiras e Flores do Campo, a nossa Porta e os nossos corações, vão estar sempre estar abertos. O papel de Madrinhas é um papel de confiança, e nós agradecemos a vós muito sinceramente que possamos ser dignas da vossa confiança e amizade! Bem hajam!


e pelo grupo Coral Vozes de Almodôvar, na voz do seu ensaiador Joaquim que o é também do grupo festejado.

Pelo palco passaram entãO todos os grupos convidados como

As Andorinhas do Rosário

(video de 25 CASQUEIRA)

As Cantadeiras


OS MARAVILHAS DO ALENTEJO


No final


no palco afilhadas e madrinhas cantaram em unissono num momento de grande elevação.

A CASA DAS PRIMAS saúda as festejadas e todos os grupos presentes, e recomenda uma visita dos nossos leitores às páginas do facebook de
CANTADEIRAS ALMA ALENTEJANA
e
O ALENTEJO NÃO TEM FIM

de onde recolhi as imagens que aqui apresento ,agradecendo desde já a ambas e ao amigo LUIS MOISÃO, ensaiador das Cantadeiras e autor das págimas do Facebook que referi.