quinta-feira, setembro 27, 2012

CRÓNICA DO ENCONTRO DOS AMIGOS DO ATG-ALENTEJO TERRA E GENTE na FESTA DO PATRIMÓNIO - I

.
ESTE ANO, AO DIA DE FESTA DO PROGRAMA
"PATRIMÓNIO" DA RÁDIO CASTRENSE, SOMOU-
SE, NUMA FELIZ INICIATIVA, O ENCONTRO
DOS AMIGOS DO ATG DO FACEBOOK.


A criação do grupo ALENTEJO TERRA E GENTE no Facebook, que tem vindo ao logo deste mais de 1 ano de existência a dar a conhecer o Alentejo, as suas gentes, e a sua cultura, a mostrar em imagens as suas cidades,vilas e aldeias; a revelar a sua gastronomia, os seus artistas, pintores,escritores, poetas ; a sua música ,os seus grupos de cante, veio também estabelecer um vinculo, uma ponte , uma relação, uma identidade ,com o Programa "Património" da Rádio Castrense.

Às quintas feiras ,entre as 21 e as 24 horas, a emissão do Património ,estabelece via rádio e internet, leia-se , com o ATG , um serão em familia global,com os ouvintes a participar via telefone a dialogarem com o Estudio e os amigos do ATG,a fazê-lo por mensagens. O serão estende-se de Castro Verde, à região, ao País, à Suiça, à Alemanha, à França, ao Luxemburgom aos Estados Unidos, e a todos os lugares onde haja um alentejano que acesse via net o programa, em www.radiocastrense.net.

Já no ano passado, se realizou uma participação em Estudio ,dum pequeno grupo de amigos do ATG, numa dessa emissões das quintas feiras do Património, e que aqui na Casa das Primas ,então ,dei noticia.


Pois neste Sábado, 22, realizou-se o tão ansiado Encontro ATG-PATRIMÓNIO em Castro Verde.

Nesta primeira crónica sobre o evento, falarei da parte do programa, que se refere à visita que os amigos que vieram de fóra fizeram à Basilica Real de Castro Verde,ao Museu das lucernas e à Igreja dos Remédios.

Recebidos no Jardim do Padrão, na zona histórica da Vila ,pelo anfitrião José Guerreiro, a voz do Património, logo ali se assistiu a momentos onde a emoção esteve

presente , com as pessoas a reconhecerem "aquela voz" que escutavam há muito, e a dar-lhe agora uma face, um corpo,enfim, um amigo que só se conhecia "por escrito" nas mensagens do face, ou na voz via rádio e telefone.




Então, já com um número razoável de presentes , todos se dirigiram à`Basilica Real






onde o Pároco residente, tomou a palavra e falou sobre a História da Basilca


escutada com interesse e atenção






continuada depois por uma técnica estagiária na explicação mais detalhada do templo




Foi também visitado o Tesouro da Basilica




Concluida a vista à Basilica todos se dirigiram ao Museu das Lucernas




onde o seu conservador OS esperavam para uma detalhada visita, muito apreciada.


Nova caminhada até à Igreja dos Remédios


ultima visita antes do almoço







a ter lugar já no Pavilhão dos Agricultores do Campo Branco, onde se realizaria o espectáculo de variedades da tardee e noite e onde seria difundido o Programa do Património ,para onse todos seguiram após a visita.