terça-feira, setembro 04, 2012

MUSEU DA RURALIDADE em ENTRADAS

.
ESTÃO DE PARABENS MIGUEL REGO,
ENTRADAS E CASTRO VERDE, PELO
ÊXITO DESTE PRIMEIRO ANO DE EXIS-
TÊNCIA

Museu da Ruralidade regista balanço positivo neste primeiro ano de atividade




O Museu da Ruralidade – Núcleo da Oralidade, situado na vila de Entradas, abriu ao público a 29 de julho de 2011. Ao longo deste primeiro ano de atividade, passaram por este espaço museológico cerca de 7000 visitantes que aqui puderam ficar a conhecer melhor o património cultural, humano e imaterial da região.



Assente numa filosofia de salvaguarda, valorização e promoção do património e das tradições locais, o Museu da Ruralidade funciona através do binómio exposições permanentes / temporárias, complementando com a realização de um conjunto lato de iniciativas de animação, focadas no objetivo de cativar e fidelizar público e cumprindo, simultaneamente, o seu papel de defesa do património cultural.

Neste conjunto de atividades destacam-se a organização de diversas exposições temáticas, como a de Miniaturas em Cortiça”, a Coleção de Violas Campaniças, ou as mostras de trabalhos referentes à temática das profissões dos alunos do 1º Ciclo de Casével e dos alunos do 1º Ciclo de Entradas sobre a evolução histórica da vila.

O Museu da Ruralidade acolheu ainda ensaios dos grupos corais do concelho, abertos ao público, recepções e visitas guiadas aos alunos das Escolas e Jardins de Infância do concelho e promoveu debates em torno de diversos temas, nomeadamente em torno da Feira de Castro, suas tradições e memórias.



Para além destas iniciativas, o espaço museológico promoveu o lançamento de duas publicações: “Imagens à Volta da Feira de Castro em 1960”, da autoria de Tito Figueira e Miguel Rego e o livro da Editora 100luz “O Rural Plural”, colaborou na organização do Colóquio “Oralidade, Memória e Esquecimento”, em parceria com o MINOM – Movimento Internacional para a Nova Museologia e recebeu uma das sessões integradas na programação do Congresso Mundial de Sociologia Rural.

A colaboração na organização de iniciativas culturais promovidas pela Câmara Municipal de Castro Verde foi também constante ao longo deste primeiro ano de atividade do Museu da Ruralidade, destacando-se, a Quinzena Cultural ou a Planície Mediterrânica - Festival Sete Sóis Sete Luas, e o acolhimento de iniciativas no âmbito do Festival Entrudanças e das Comemorações dos 500 Anos da Doação do Foral de Entradas.

Todas as iniciativas realizadas no Museu, com importância para a preservação do património local, foram gravadas de forma a construir um corpus documental acessível a todos os interessados e disponível no espaço do Centro de Documentação do Museu.

Para além de todas estas atividades de acolhimento e organização de iniciativas, importa referir que foram realizadas várias dezenas de visitas guiadas a entidades públicas e privadas e a públicos não específicos, de forma a transmitir o discurso e a mensagem que o Museu pretende efetuar, enquanto espaço de preservação e valorização da memória.

Para o ano 2012 / 2013 o Museu da Ruralidade pretende aumentar do número de visitantes, tendo para isso já programadas algumas iniciativas que muito vão agradar a quem vier visitar.

A CASA DAS PRIMAS , esteve na inauguração, e em mutos dos eventos

realizados no decorrer deste primeiro ano e deixo aqui algumas imagens para recordar