segunda-feira, novembro 18, 2013

30ª.SEMANA CULTURAL DA CASA DO ALENTEJO DE TORONTO

.
TODOS OS ANOS, E JÁ LÁ VÃO 36, A
CASA DO ALENTEJO DE TORONTO O
"COMUNITY CENTRE", REALIZA UMA
SEMANA CULTURAL ALENTEJANA.



Muitos têm sido os representantes do Alentejo, idos de Castro Verde, mostrar a sua arte, quer no campo da música em sentido amplo,, do cante polifónico, da viola, Na pintura, no artesanato.

Para esta 30ª.edição,voaram para Toronto , o Pedro Mestre, o David Pereira e o Zé Diogo Bento, para apresentarem o seu CAMPANIÇA TRIO.


A 30.ª edição da Semana Cultural da Casa do Alentejo de Toronto (CAT), decorreu num âmbito alargado desde 18 de Outubro e teve actividades até 2 de Novembro, sempre centradas nas belezas e nas capacidades do Alentejo e do Povo alentejano.



Intitulada "O Alentejo é charme, é história, é cultura, é sol, é Portugal…é para si!", a iniciativa pretendeu, mais uma vez, mostrar o que de melhor se pode encontrar neste Alentejo.

CINEMA
A abrir a edição da Semana Cultural deste ano, realizou-se o 1.º Festival Português de Cinema da CAT, um evento com entrada gratuita e que levou à exibição de quatro clássicos cinematográficos portugueses.

"Retalhos da Vida de um Médico" (1962), de Artur Ramos, baseado no livro de Fernando Namora; "Pátio das Cantigas" (1942), de António Lopes Ribeiro; "A Noite e a Madrugada" (1985), de Artur Ramos, baseado noutro romance de Fernando Namora; e "Nazaré" (1952), de Manuel Guimarães, foram as obras seleccionadas para apresentar neste festival.

GASTRONOMIA
O destaque à gastronomia começou a 15 de Outubro, dia de "pré-abertura", altura em que o restaurante "O Sobreiro" – espaço dedicado à confecção e degustação de refeições regionais e sito na sede desta colectividade – apresentou a primeira das muitas refeições que viriam a ser servidas pelos chefes de cozinha convidados.

Leontina e João Marques, proprietários do restaurante "O Garfo", de Évora, vieram novamente a Toronto para apresentarem algumas das melhores iguarias alentejanas e, assim, matar um pouco de saudades aos amantes da gastronomia da região.

Entre os pratos que confeccionaram ao longo de vários dias encontravam-se clássicos como perna de porco assada, migas com carne de alguidar, entrecosto com favas, sopa de cação, pezinhos de coentrada, sopa de tomate à alentejana com enchidos, carne de porco à alentejana, sopa de feijão branco com bacalhau e espinafres, e caldeirada de borrego.


Ao final da tarde, na Galeria Alberto de Castro foi lançada uma revista a celebrar os 30 anos de semanas culturais da CAT, com música a cargo do professor de guitarra portuguesa, Nuno Cristo, seguida da apresentação do filme "Uma casa na história" (2009), de José Meireles, sobre a "Casa Mãe" das Casas do Alentejo, em Lisboa.


ABERTURA OFICIAL DA SEMANA CULTURAL

E foi o dia em que actuaram os representantes de Castro Verde

A abertura oficial, essa ocorreu a 17 de Outubro, com um espectáculo que envolveu poesia e música tradicional.

Coube ao Grupo Coral da Casa do Alentejo, composto por 15 membros, entoar os hinos do Canadá, de Portugal e da Casa do Alentejo.

O Grupo de Concertinas do Arsenal do Minho – sob a direcção de Manuel Pinto – apresentou clássicos como "Cana Verde", "Quadras Soltas" ou "Chula Virada" enquanto o núcleo de leitura da Casa do Alentejo, formado em 2008, viria a declamar o poema "Pedra Filosofal", de António Gedeão, acompanhados pelo som da viola campaniça por Pedro Mestre.


E foi com o CAMPANIÇA TRIO, que se encerrou o espectáculo ,com o grupo a encantar com a sua qualidade uma sala rendida .