terça-feira, outubro 16, 2012

AMANHÃ, O 1º.ACTO DA PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DE CASTRO

.
AMANHÃ ,DIA 17, VAI SER INAUGURADO,
MO ÂMBITO DA PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DE
CASTRO UM CENTRO DE PROMOÇÃO DO
PATRIMÓNIO E DO TURISMO.


Centro de Promoção do Património e do Turismo abre ao público a 17 de outubro


O programa da Feira de Castro deste ano fica marcado pela abertura do Centro de Promoção do Património e do Turismo. Este novo equipamento, resultante da remodelação das instalações do Mercado Municipal, alberga o posto de turismo, uma loja de venda de artesanato e produtos locais, três oficinas de artesãos, uma sala polivalente que servirá para exposições e ensaio de grupos corais, bem como outras manifestações ligadas ao património imaterial, mantendo uma pequena área de mercado dedicada à venda de frutas e legumes.

Pretende-se que este novo espaço seja o ponto de acolhimento para o início de uma descoberta do território da região, nas suas diversas vertentes, efetuando atendimento ao público e o reencaminhamento do mesmo para os locais de interesse.

Uma necessidade que se vinha sentindo nos últimos tempos, atendendo à rede de equipamentos e dinâmicas, públicas e privadas, que se encontram no terreno. Por outro lado, este novo equipamento vem contribuir para uma maior visibilidade das dinâmicas locais, como é o caso do artesanato e produtos
locais, promovendo, ao longo do ano, um conjunto de iniciativas e criando um ponto de venda permanente dos mesmos. Este espaço irá funcionar em estreita parceria com os agentes comunitários que trabalham nas várias áreas do património e turismo, como museus, restauração, alojamento, etc.

As antigas lojas do mercado municipal foram convertidas em três oficinas para artesãos, cuja atribuição se realizou através de concurso público. A sua abertura está prevista para o próximo mês de novembro e irão acolher diversas atividades nas áreas da cerâmica, costura criativa e dos produtos elaborados a partir do mel.

Este equipamento representa um investimento global de 293.323.85 euros, financiado em 80 % pelos fundos comunitários do programa INALENTEJO, no âmbito da Rede Urbana para o Património, através do pacto para a competitividade e inovação urbanas, ao qual aderiram várias autarquias, entre as quais a Câmara Municipal de Castro Verde, e cujo principal objetivo é projetar o património histórico e cultural de cada concelho, dinamizando, por conseguinte, as suas potencialidades turísticas.

Para a abertura pública do Centro de Promoção do Património e Turismo de Castro Verde, no dia 17 de outubro, pelas 18 horas, está também previsto um conjunto de iniciativas, com destaque para a apresentação da Sinalética do Património Histórico, encontrando-se já alguma no terreno, colocada junto a locais de interesse histórico e cultural (monumentos, peças de arte pública…), contendo as explicações adequadas para que o público possa ter a informação
necessária sobre os mesmos. Será ainda apresentada uma t-shirt, concebida pela Oficina de Arquiteturas, inspirada no skyline da vila e na Basílica Real, inserindo-se esta ação na intenção de criar uma linha de merchandising alusiva a Castro Verde.

A peça de artesanato “A Janela”, da autoria de Paula Maurício, será apresentada durante esta iniciativa, onde haverá espaço para uma prova de queijo da “Queijaria Charrua” e dos licores “O Quintal”, produtos regionais do concelho de Castro Verde.

Para terminar, e em representação do património imaterial do Campo Branco, os jovens tocadores do projeto educativo de Viola Campaniça da Escola Secundária de Castro Verde, farão uma pequena apresentação, demonstrando, desta forma, um dos bons exemplos de dinamização e salvaguarda do nosso património