quinta-feira, outubro 18, 2012

NO PRIMEIRO ACTO DA PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DE CASTRO, FOI INAUGURADO O CENTRO E PROMOÇÃO DO PATRIMÓNIO E DO TURISMO

.
A CASA DAS PRIMAS JÁ AQUI TINHA REFERIDO
QUE O 1º.ACTO DO PROGRAMA DA FEIRA DE
CASTRO DESTE ANO, IRIA SER A INAUGURAÇÃO
DO CENTRO DE PROMOÇÃO DO PATRIMÓNIO E
DO TURISMO





E houve muita adesão dos castrenses a esta cerimónia ,comparecendo no novo espaço, desde cedo, e com muita curiosidade.




Este novo equipamento, resultante da remodelação das instalações do Mercado Municipal, alberga o posto de turismo, uma loja de venda de artesanato e produtos locais, três oficinas de artesãos, uma sala polivalente que servirá para exposições e ensaio de grupos corais, bem como outras manifestações ligadas ao património imaterial, mantendo uma pequena área de mercado dedicada à venda de frutas e legumes.

O espaço do Posto de turismo e loja de artesanato ,onde se realizou a cerimónia de imauguração, foi concebido com muito bom gosto, no mobiliário, na sua geografia, na sua arrumação,nas côres, nos detalhes.






Via-se que as pessoas se sentiam bem no espaço, que o agrado era geral.



Coube ao vereador da Cultura Paulo Nascimento dar inicio à cerimónia, com uma breve alocução traçando as linhas gerais do futuro funcionamento deste novo equipamento, a que se seguiu intervenção do Presidente da Câmara Francsico Duarte.


Pretende-se que este novo espaço seja o ponto de acolhimento para o início de uma descoberta do território da região, nas suas diversas vertentes, efetuando atendimento ao público e o reencaminhamento do mesmo para os locais de interesse.




Este espaço irá funcionar em estreita parceria com os agentes comunitários que trabalham nas várias áreas do património e turismo, como museus, restauração, alojamento, etc.

As antigas lojas do mercado municipal foram convertidas em três oficinas para artesãos, cuja atribuição se realizou através de concurso público. A sua abertura está prevista para o próximo mês de novembro e irão acolher diversas atividades nas áreas da cerâmica, costura criativa e dos produtos elaborados a partir do mel.


Referiu também a colocação de nova Sinalética do Património Histórico,com alguns dos totens já no terreno, colocada junto a locais de interesse histórico e cultural (monumentos, peças de arte pública…), contendo as explicações adequadas para que o público possa ter no terremo a informação necessária.




Tendo em conta a presença forte de artesanato e demais produtos da região no espaço, foram apresentados então os seus autores e convidados a falar sobre as suas peças.

Na oportunidade ,,e numa breve alocução a Arquitecta Helena Passos, criadora do design duma t-shirt inspirada no skyline da vila,e outros produtos, explicou as suas criações:


Foi ainda apresentada uma peça de artesanato denominada "A Janela"
de autoria de Paula Mauricio.


Depois, a convite de Paulo Nascimento, o conhecido poeta popular Manuel Mira, declamou um poema sobre a Feira de Castro

que muitos sorrisos e aplausos suscitou na sala.

Então , e perante o agrado e aplauso geral, um grupo de alunos de viola campaniça nda Escola Secundária de Castro verde, actuou tocando e cantando


mostrando que o futuro da tradição , no que concerne à viola campaniça e ao cante alentejano



estão a ser acautelados, com esta juventude a recolher os ensinamentos e a informação que será o garante da sua perenidade .


No final houve o tempo para uma prova de queijo da “Queijaria Charrua” e dos

licores “O Quintal”, produtos regionais do concelho de Castro Verde.



Castro Verde, a sua Vila, ganhou com este novo equipamento, e os presentes curtiram o momento com satisfação




Vale a pena passar por lá.