sábado, outubro 13, 2012

INAUGURADO O CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA EM CASTRO VERDE

.
FOI ESTA TARDE INAUGURADO O CENTRO MINICIPAL
DE MARCHA E CORRIDA DE CASTRO VERDE



Estive presente na cerimónia de inauguração do Centro, que pelo escopo que prossegue, a marcha e a corrida, me diz muito , pois na juventude pratiquei atletismo e sempre entendi a modalidade ,a par da ginastica básica cono alicerce necessário para a saúde física e mental de qualquer comunidade ou formação social.

O local escolhido, foi o Parque da Liberdade da vila, bem escolhido pela centralidade e condições naturais para o efeito.


A cerimónia arrancou com uma intervenção do vereador da cultura Paulo Nascimento



e teve a presença da atleta com pergaminhos ma modalidade ,Ana Dias

que deixou algumas palavras de incentivo à prática da marcha e corrida aos castrenses



e também do ex-atleta Ezequiel Canário, ambos boas referências para quem gosta e pratica o atletismo por paixão


O Centro já se encontra em funcionamento desde 1 de outubro,e neste acto de inauguração oficial a Câmara Municipal de Castro comemorou com uma caminhada e um passeio de bicicleta que teve o apoio e a presença dos "100 trilhos de Castro Verde.

Após os discursos ,os caminhantes presentes deram expressão ao fim ultimo para que foi instituido o Centro, isto é puseram os pés a caminho dos percursos programados



no que foram seguidos pelos ciclistas dos 100 trilhos...



O Município de Castro Verde aderiu ao Programa Nacional de Marcha e Corrida, como forma de promover a adoção de uma prática desportiva regular, direcionada para a melhoria dos níveis de saúde da população. Este novo serviço disponibiliza aos inscritos um conjunto de cinco percursos, já sinalizados, variando as suas distâncias e níveis de dificuldade, de forma a que possam adaptar-se a novos praticantes ou a pessoas que já possuem hábitos de caminhada e corrida.

Para além disso, o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Castro Verde tem à disposição diferentes infraestruturas de apoio, como balneários ou o ginásio ao ar livre, podendo usufruir de acompanhamento técnico ao nível da prescrição, planeamento e avaliação do desempenho, que ficará a cargo dos técnicos do Gabinete de Desporto do município. Um acompanhamento profissional que permitirá aos praticantes das modalidades usufruir de melhores resultados e compreender melhor os benefícios desta atividade.

Desenvolvido pelo Instituto de Desporto de Portugal, I.P., Federação Portuguesa de Atletismo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o Programa Nacional de Marcha e Corrida é uma iniciativa de âmbito nacional, que pretende valorizar a imagem da marcha e da corrida, reforçando a componente de lazer e recreação, de forma a contribuir para o aumento do número de praticantes das modalidades e o combate ao sedentarismo junto das populações locais.