sexta-feira, outubro 12, 2012

FESTA DO PATRIMÓNIO-ATG III - POETAS

.
UM DOS GRANDES MOMENTOS DA FESTA
DO PATRIMÓNIO-ATG, FOI O DA ACTUA-
ÇÃO EM PALCO DE POETAS POPULARES



Cada alentejano é em si mesmo um poeta em potência, direi mesmo, que não haverá um único alentejano ou alentejana que ao longo da sua vida não tenha construído ,uma simples quadra, uma décima ou até um soneto. E se não os tiver rabiscado em qualquer papel, folha ou caderno, no mínimo terá pensado e guardado na sua memória, uma qualquer quantidade de palavras que tenham rima.

Daí que proliferem por toda a região alentejana, poetas populares.

Na festa do Património não poderiam faltar,claro, e tivémo-los no palco do Pavilhão da Associação dos Agricultores, onde se realizou o Encontro e Festa .



Os registos de imagem e som que aqui vou deixar desses momentos de poesia popular, não têm a qualidade que gostaria, contudo, e apesar disso, não deixo de os publicar para que os castrenses ,alentejanos em geral e amigos do ATG que não puderam estar na Festa, possam ter uma ideia do que se passou , e do clima que se viveu .

Um dos momentos mais emocionantes da Festa juntou no palco a Dona Aldegundes e o Poeta-pastor Francisco Henriques.
A Dona Aldegundes ,sabedora de que o poeta fazia anos nesse dia, deu-lhe os parabens públicos no palco, oferecendo-lhe uma prenda, com a sala inteira a cantar-lhe. os parabens a você .


O nosso poeta- pastor, enrijecido pela dura vida solitária , ao sentir todo aquele calôr humano, desabou, os olhos humedeceram-se , e foi a custo que as palavras de agradecimento lhe sairam. Nunca mais esquecerá este dia.


Até porque, declamou pela primeira vez os seus poemas perante uma sala cheia daqueles que lhe tinham cantado os parabens, muitos dos quais, a maioria,só conhecia a sua voz das 5ª.s feiras no Programa.


pelo palco foram passando os poetas convidados, dizendo poemas de sua autoria ou de outros poetas, desde logo a Dona Aldegundes



Arminda Palma


Manuela Medeiros




Margarida Lopes


Manuel Graça


e outro poeta a quem não consegui saber os nome.


Pedindo as minhas descilpas pela qualidade do som, e pelo atrevimento de mesmo assim insistir na publicação, o que faço para que ,volto a dizer , para que os que não puderam estar presentes terem um registo histórico do evento .