terça-feira, outubro 02, 2012

CONSERVATÓRIO DO BAIXO ALENTEJO - SECÇÃO DE CASTRO VERDE

.
ONTEM FOI UM DIA MUITO IMPORTANTE
PARA CASTRO VERDE, NO DIA MUNDIAL
DA MÚSICA A VILA E A REGIÃO GANHA-
RAM UM NOVO E IMPORTANTE ESPAÇO,
UM NINHO DE CULTURA PARA A SUA JU-
VENTUDE.





Ontem, 1 de Outubro de 2012, data em que se celebrou o Mundial da Música, Castro Verde inaugurou as novas instalações do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde, situadas na antiga Fábrica Prazeres & Irmão, com um um conjunto de iniciativas.

O edifício esteve aberto à população, entre as 14h00 e as 18h00, para visitas livres, e a partir das 18h00 decorreu uma visita guiada pelas instalações.




Fui dos que lá estiveram na visita, e devo confessar que fiquei muito impressionado com o novo equipamento e com a potencialidade para o futuro da formação da juventude da Vila e da região nas artes performativas.



Localizado na Rua Dr. António Francisco Colaço, em Castro Verde, o edifício com cerca de 1700m2, distribuídos por quatro pisos, foi alvo de profundas obras de requalificação, e encontra-se agora dotado das valências necessárias para o funcionamento do Estabelecimento de Ensino Artístico, nomeadamente salas de aula com








isolamento acústico, salas de dança, um auditório e várias áreas de apoio, como um

bar, balneários, wc’s e um espaço de secretaria, mas que continua a preservar muitos


dos elementos estéticos da antiga fábrica, como a estrutura das fachadas, máquinas e engrenagens, condutas e circuitos de grão existentes.

como na agradável Biblioteca



onde para além do bom gosto da sua estética, se pode disfrutar uma linda vista




Do programa da inauguração constou ainda a atuação de uma das classes de conjunto da instituição de ensino artístico, que decorreu no auditório do edifício, seguida de um Alentejo de Honra.






A obra de adaptação foi levada a cabo pelo Município de Castro Verde, e representou um investimento considerável co-financiado pelo programa INALENTEJO, ao abrigo da Operação Integrada de Regeneração Urbana de Castro Verde,e que teve como objetivo a adequação do edifício a novos usos, contudo, sem destruir a memória da antiga moagem, enquanto património coletivo do passado da vila de Castro Verde.