.
JÁ AQUI HAVIA NOTICIADO,
EM CASTRO VERDE COMEMO-
ROU-SE O 870º.ANIVERSÁRIO
DA BATALHA DE OURIQUE.
A Batalha de Ourique, travada em 1139, nos chamados Campos de Ourique, no espaço hoje conhecido por São Pedro das Cabeças, junto à localidade dos Geraldos, teve uma importância histórica que ultrapassou a da própria batalha em si. Ela representrou o inicio do Portugal independente .
Com a sua vitória na Batalha de Ourique, Afonso Henriques encontrou a legitimidade para se consagrar Rei de Portugal.
Não existia ainda a povoação de Castro Verde,daí a denominação da batalha ser a de Ourique.
As cerimónias de Castro Verde iniciaram-se ,como é do costume, rm São Pedro das Cabeças , logo pela manhã, deslocando-se logo após o destacamento militar para a Vila de Castro, onde junto à lindissima Igreja dos Remédios, se realizou o segundo momento das comemorações...
com a fanfarra militar a tocar temas alusivos
e as entidades oficiais a formalizar em palavras a importância do evento.
Concluidas as cerimónias junto da Igreja dos Remédios, todos foram convidados a dirigir-se para a Basilica Real, onde decorreu a 3ª.parte oprograma das Comemorações.
Na Basilica foi lançada uma colecção de postais alusivos ao Tesouro da Basilica Real .
A COLECÇÃO DE POSTAIS, COORDENADA POR MIGUEL REGO, FOI OBJECTO DE MUITA CURIOSIDADE
QUATRO DO POSTAIS
O PROFESSOR FALCÃO VOLTOU A TORNAR A HISTÓRIA DE ARTE MAIS ACESSIVEL
Depois de uns breves improvisos das entidades promotoras do lançamento dos postais, aos presentes foi explanada ,quer a história da própria Basilica Real,os seus detalhes pelo director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão.
Ainda convidados pelo ilustre professor, todos passaram à sala do Tesouro da Basilica Real ,onde tiveram o privilégio de ouvir pela boca do Professor Falcão, a história detalhada de cada peça do espólio do valioso Museu
O PROFESSOR FALCÃO ,EXPLICANDO OS DETALHES SOBRE A CABEÇA DE SÃO SEMIÃO.