quarta-feira, julho 22, 2009

NOITES EM SANTIAGO, ENTRADAS de 24 a 26 deste mês de julho

.


VÊM AÍ AS FESTAS DE
SANTIAGO EM ENTRADAS

A COMEÇAR JÁ NO PRÓ-
XIMO FIM DE SEMANA.

Já aqui tenho dito que tenho um especial carinho por Entradas, pela terra e pelas pesoas.
Sempre que posso trago amigos de Lisboa e visitar Castro e Entradas.
É claro que lá estarei a curtir a festa e a contar o que vi, ouvi ,com imagens e tudo

Haverá, como sempre, muita animação com bailes, música popular, exposições, procissão, bares, tasquinhas, e muita, muita conversa com amigos, alguns que já não se vêem há muito.

No arranque, no dia 24, sexta , pelas 6 da tarde dar-se-à a abertura da Feira do livro que ,como é lógico terá lugar no Polo de Entradas da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.

No mesmo dia dar-se-à a reabertura da Capela de Nossa Senhora da Esperança, que, ao longo de alguns meses tem estado em obras.

À noite vamos ter touros no desmontável do Campo das Escolas patrocinados pala Rádio Castrense, e com os cavaleiros Tito Semedo, António Ribeiro Telles e António Maria Brito Pães. Já as pegas ficarão a cargo dos Forcados Amadores de Cascais, de S. Manços e de Beja.

A noite terminará pelas 00:30,com o grupo Adiafa que subirá ao palco, para interpretar alguns dos seus já célebres temas

No Sábado 25, haverá espaço para um rol de actividades direccionadas aos vários públicos: a Hora do Conto e pinturas faciais, para os mais pequenos, um Torneio da Malha, para os mais velhos e uma Garraiada à alentejana para os mais corajosos.

Teremos também nesse dia a presença do jornalista da TVI, Pedro Pinto, que se deslocará à localidade para apresentar o seu último romance “O Último Bandeirante”, pelas 17h00,na Feira do Livro.

À noite, o baile fica a cargo dos ritmos da kizomba de Emanuel Martins, seguido da actuação do artista José Alberto Reis, pelas 00:00.


No Domingo 26, último dia desta festa, haverá um almoço de confraternização, pelas 12h30, que pretende juntar os muitos entradenses.

Pela tarde, as festividades religiosas vão ter lugar, com uma procissão, seguidas do Encontro de Corais, que irá marcar a estreia do Grupo Coral e Etnográfico “As Ceifeiras” de Entradas, recentemente criado.

Devo confessar que tenho grande expectativa neste grupo, ensaiado pelo Paulo Madureira, um entusiasta e estudioso em matéria de cante, da sua ligação ao modus vivendi das gentes desta região.

São vinte e uma mulheres. Vinte e uma vozes em uníssono e com uma vontade comum: revitalizar o cante alentejano, uma tradição que há muito estava adormecida na freguesia de Entradas. Na voz trazem a alma alentejana e as raízes do passado, que teimam em não querer perder.

O Grupo Coral Feminino e Etnográfico “As Ceifeiras de Entradas”, recentemente criado, pretende prestar uma homenagem à terra e às tradições. Um grupo de mulheres que canta o trabalho do campo, e as origens. Vivem o passado, num presente que não deixou apagar os vestígios da memória do antigamente.
Nas Noites em Santiago 2009, o grupo apresentará, pela primeira vez, o trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo vários meses, entoando temas como “Nosso Sol do Alentejo” e “Fonte do Linhas”, da autoria de um poeta entradense.

À noite, haverá baile com o grupo 4ª Série, e às 23:00 sobe ao palco o Grupo de Música Popular "Trigo Roxo", que actuará em substituição do Grupo Coral “Cantares Regionais de Portel”, que por motivos de força maior, cancelou a sua presença nestas Noites em Santiago.