sexta-feira, julho 03, 2009

os "VIRGEM SUTA"

.
O NOSSO BLOGUE REVELA
MÚSICOS DO ALENTEJO-
OS "VIRGEM SUTA"

São alentejanos, são de Beja



A história dos Virgem Suta não é a história normal das bandas de hoje em dia. Não foram descobertos através do Myspace, não fizeram uso das autoestradas da informação para conquistar os milhares de fãs com que poderíamos abrilhantar esta nota. Valeram-se de duas guitarras, da voz e da quase ‘ousadia’ de uma mão cheia de canções e, sem exageros líricos, as suas auto-estradas foram outras. Perderam a conta às vezes que fizeram o País de Sul a Norte e de Norte a Sul. Mais uma vez, não o fizeram como as bandas normais, a tocar em todas as aldeias e terriolas onde os quisessem a actuar.

Em 2001, decidiram pegar na guitarra e rumaram de Beja até Vila Nova de Gaia para participarem num concurso de bandas. Sem grandes expectativas, acabaram por alcançar o segundo lugar e ganharam o prémio revelação.

Mas foi ao conhecerem um dos membros do júri, Hélder Gonçalves, dos Clã, que os Virgem Suta deram o primeiro grande passo no trajecto que agora se materializa num disco que cruza a música tradicional portuguesa e a pop.


Mas afinal, o que significa Virgem Suta?

«O "virgem", não há dúvidas quanto ao significado. O "suta", em Beja, significa excesso».

«Quando alguém está demasiado bebido, utiliza-se a expressão "Este gajo está em suta!".

Os Virgem Suta residem em Beja, quando vêm a casa e são o Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda.