terça-feira, julho 14, 2009

ENCONTRO DE VIOLAS DE ARAME

.
JÁ AQUI FALÁMOS QUE O FESTIVAL DO
MEDITERRÂNCICO, SETE SÓIS, SETE LUAS,
EDIÇÃO DESTE ANO DE 2009, VAI ACONTE-
CER DE 11 A 13 DE SETEMBRO.



Já aqui mostrei a parte internacional do programa do Festival.
Da parte portuguesa, que ainda se não conhece, soube-se agora que ,vamos ter um encontro de violas de arame integrado na parte portuguesa do festival

Encontro de Violas de Arame

A Associação Cultural Encontros da Eira foi contactada pela Viola Campaniça Produções Culturais, para se fazer representar num "Encontro de Violas de Arame" no âmbito da Planície Mediterrânica integrado no Festival Sete Sóis, Sete Luas, promovido pela Município de Castro Verde, que irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2009.

Vítor Sardinha, a leccionar Viola de Arame e Rajão no Conservatório Escola das Artes da Madeira, deverá em cooperação com a Associação Cultural Encontros da Eira representar a RAM, neste encontro que visa valorizar e preservar a música tradicional de raiz, através de 6 violas de arame Portuguesas mais conhecidas: Viola Campaniça (Alentejo), Viola Braguesa (Minho), Viola Toeira (Beira Litoral) Viola de Arame e Rajão (Madeira) e Viola da Terra Micaelense (São Miguel-Açores).
Esta iniciativa irá ter dois momentos: durante o dia irão decorrer oficinas e conversas em torno destas violas de arame e à noite os cinco músicos/monitores irão fazer uma apresentação, com temas a solo e em conjunto.

Viola de arame
A viola de arame, é o nome dado a três violas típicas dos Açores e da Madeira. São bastante similares entre si, mas apresentam pequenas diferenças conforme a ilha em que são construídas.

Viola de arame madeirense
A viola de arame madeirense, viola da Madeira ou simplesmente viola é típica da ilha da Madeira.

Descrição
O seu comprimento é de cerca de 87 cm[8]. A boca geralmente tem a abertura circular. A escala é saliente em relação ao tampo, e estende-se por cima deste até à boca. A cabeça geralmente é plana, ligeiramente inclinada em relação ao braço, e com uma forma retangular com cravelhas.

Geralmente[, as ilhargas são feitas em madeira de Austrália, o tampo em pinho de Flandres, o braço em choupo, os interiores em casquinha ou choupo e a escala em pau-preto.

Afinação
A viola madeirense possui 5 ordens de cordas: a primeira e a terceira ordem são duplas e estão afinadas em uníssono, as duas ordens mais graves são duplas e estão afinadas em oitava, enquanto que a segunda ordem é simples.

Viola de arame micaelense
A viola de arame micaelense, viola da terra ou simplesmente viola é típica da ilha de São Miguel.

Descrição
O seu comprimento é de cerca de 87 cm. A boca geralmente tem a abertura com a forma de dois corações. A escala é saliente em relação ao tampo, e estende-se por cima deste até à boca. A cabeça geralmente é plana, ligeiramente inclinada em relação ao braço, e com uma forma retangular, com cravelhas.

Geralmente, as ilhargas são feitas em nogueira, o tampo em pinho de Flandres, o braço em mogno ou choupo[9], os interiores em casquinha ou choupo e a escala em pau-preto.

Afinação
A viola micaelense possui 5 ordens de cordas: as três ordens mais agudas são duplas e estão afinadas em uníssono, as duas ordens mais graves são triplas e estão afinadas em oitava.

Viola de arame terceirense
A viola de arame terceirense, viola da terra ou simplesmente viola é típica da ilha Terceira.

Descrição
O seu comprimento é de cerca de 87 cm. A boca geralmente tem a abertura circular. A escala é saliente em relação ao tampo, e estende-se por cima deste até à boca. A cabeça geralmente é plana, ligeiramente inclinada em relação ao braço, e com uma forma retangular, com cravelhas.

Geralmente[, as ilhargas são feitas em nogueira, o tampo em pinho de Flandres, o braço em mogno, os interiores em casquinha ou choupo e a escala em pau-preto.

Afinação
A viola terceirense possui 5 ordens de cordas: as duas ordens mais agudas são duplas e estão afinadas em uníssono, as três ordens mais graves são triplas e estão afinadas em oitava.