sexta-feira, abril 08, 2011

a 8 de ABRIL nasceu MESTRE MANUEL BENTO, salvé o Mestre

.
O NOSSO BLOGUE INCLINA-SE HOJE
PERANTE UM GRANDE HOMEM, UM
TOCADOR NOTÁVEL DE VIOLA CAM-
PANIÇA, UM VULTO DA CULTURA
ALENTEJANA.

Mestre Manuel Bento (Viola Campaniça)
Natural de Aldeia Nova (Ourique), Manuel Bento vive actualmente na cidade de Beja e apresenta desde cedo um grande interesse e dedicação pela Viola Campaniça. Instrumento que aprendeu a tocar com o pai e avô.
Em jovem dedicava-se ao trabalho no campo durante o dia e à noite tocava na taberna do pai,em Aldeia Nova. Posteriormente começou a tocar em feiras e romarias, nomeadamente, na Feira de Castro, Festa da Nossa Senhora da Cola,encontros de cante a despique e ao baldão entre outros.
Sem nunca aprender a ler pautas de música, passados largos anos a sua sabedoria
começa a ser reconhecida publicamente, despertando interesse nos investigadores e curiosos da música tradicional nomeadamente: o jornalista Rafael Correia através do seu programa de rádio “Lugar ao Sul”e o etnomusicólogo José Alberto Sardinha.
Entretanto o Sr. Manuel formou o grupo “Viola Campaniça”, composto pela sua esposa
D. Perpétua Maria e o tio Sr. Francisco António, editando vários trabalhos discográficos,apresentados de Norte a Sul de Portugal e além fronteiras. Este grupo tinha como principal objectivo preservar e divulgar o cante alentejano e a Viola Campaniça, com raiz na zona dO Campo Branco (Aljustrel, Ourique, Castro Verde, Almodôvar e parte do concelho de Odemira).
Este grupo entretanto desmoronou-se e o Sr. Manuel começou a apresentar-se em
público com o seu discípulo Pedro Mestre, que entretanto quis dar continuidade ao grupo “Viola Campaniça”, mas agora com outra formação. Procurando assim preservar e divulgar o saber e a tradição que aquele lhe tem vindo a transmitir. Ambos têm participado em vários encontros de tocadores, colóquios, oficinas de viola de campaniça, entre outros eventos que visam privilegiar
a tradição e a cultura popular.
Aos 86 anos o “Ti Manuel Bento” é considerado o tocador de maior prestígio de Viola
Campaniça, que continua a ter um enorme prazer em ensinar a sua arte às gerações mais
jovens.

Tive pessoalmente o privilégio de o vêr e ouvir tocarf mais que uma vez, e de conseguir algumas imagens e sons que tenho publicado no nosso blogue, como este



pequeno filme captado durante a realização o 1º.Encontro de Violas de Arame, em Castro Verde (2009)

Deixo aqui um forte abraço ao Mestre Manuel Bento, a quem agradeço o honra de o ter escutado e visto.