segunda-feira, abril 25, 2011

"HISTÓRIA VIVA" em ESTREMOZ

.
A PARTIR DE HOJE, 25 DE ABRIL
ESTÁ PATENTE AO PUBLICO UMA
EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE
FRANCO CHARAIS

Exposição “História Viva” de Franco Charais em Estremoz



De 25 de Abril a 30 de Julho, na Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, irá estar patente a mostra “História Viva”, com pintura de Franco Charais. O tema inspirador é a preparação, realização e o pós Revolução de 25 de Abril de 1974.


Franco Charais nasceu na cidade do Porto, em 1931, e é General reformado do Exército Português.


Colaborou na redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas onde desempenhou, entre 25 de Abril de 1974 e 1982, funções na Comissão Coordenadora do Programa, Conselho de Estado, Conselho da Revolução e Comando da Região Militar do Centro e, após catorze anos à frente de um projecto de cooperação técnica com Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, do qual foi fundador, decidiu dedicar-se a tempo inteiro à pintura, actividade em que, desde jovem, era autodidacta.


Desde 1995 que expõe os seus trabalhos em diversas galerias municipais e está representado em diversas colecções particulares portuguesas e estrangeiras. Foi convidado de honra no 1º Salão de Artes Plásticas de Angoulême em França (2001). Juntamente com Stela Barreto tem atelier aberto com o nome "MONTRA D´ARTE" , em Portimão.


Esta iniciativa é um organização da Câmara Municipal de Estremoz, através do seu Museu, com entrada gratuita.