quarta-feira, abril 06, 2011

JOÃO GUERREIRO - MAIS UM ALENTEJANO e de CASTRO VERDE,COM PRÉMIO INTERNACIONAL

.
JOÃO GUERREIRO ,JORNALISTA DA TSF,
UM ALENTEJANO DE CASTRO VERDE, E
QUE PASSOU PELA RÁDIO CASTRENSE,
RECEBEU O PRÉMIO DE JORNALISMO
REI DE ESPANHA

Jornalista ALENTEJANO da da TSF recebeu ontem o prémio de Jornalismo Rei de Espanha.

O jornalista da TSF João Francisco Guerreiro recebeu hoje das mãos do rei de Espanha Juan Carlos o prémio de jornalismo internacional Rei de Espanha. O jornalista, que foi premiado a par com outros profissionais da Colômbia, Argentina, México e Espanha, ganhou o galardão com um trabalho feito no Haiti depois do sismo de Janeiro de 2010

Os sons da catástrofe no Haiti ainda perseguem o repórter da TSF João Francisco Guerreiro e foi com eles que realizou a reportagem que ontem recebeu das mãos do rei de Espanha um prémio de jornalismo.
A “grande riqueza de vozes” do trabalho de João Francisco Guerreiro foi, aliás, elogiada aquando do anúncio dos vencedores da 28.ª edição dos Prémios de Jornalismo Rei de Espanha, promovida pela agência de notícias espanhola EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional.

João Francisco Guerreiro confessa que alguns desses sons ainda hoje o perseguem, tamanha a dor, o sofrimento, mas também a esperança, que testemunhou nos dias seguintes ao sismo que atingiu o Haiti a 12 de janeiro do ano passado e que causou mais de 220 mil mortos.

“A minha principal intenção foi recriar os ambientes sonoros com que fui confrontado: gritos de alguém em sofrimento ou com fome e sede”, disse.

Para o repórter, foram grandes as cargas emocionais, as quais serviram lições futuras: “Aprendemos a relativizar todos os problemas, perante uma dor daquela dimensão”.