quarta-feira, abril 13, 2011

REALIZA-SE HOJE A 1ª.PARTIDA DE UM VOO DO AEROPORTO DE BEJA

.
HOJE À TARDE VAI ACONTECER A
PRIMEIRA PARTIDA DE UM VOO
COMERCIAL DO AEROPORTO DE BEJA


Primeiro voo do aeroporto de Beja parte hoje para Cabo Verde

70 passageiros viajam hoje entre Beja e Cabo Verde a bordo de um avião da companhia cabo-verdiana TACV, que fará o primeiro voo a partir do aeroporto de Beja, apesar de a infra-estrutura ainda não estar certificada.
A certificação do aeroporto deverá ficar concluída no segundo semestre deste ano


O voo, promovido pela Câmara de Ferreira do Alentejo em parceria com outras entidades, será o ponto de partida para uma viagem de oito dias, com regresso previsto para dia 20, e que irá assinalar a geminação entre o município alentejano e o de São Filipe.

O aeroporto de Beja vai estar a funcionar a partir das 08h00 com “todos os serviços aeroportuários imprescindíveis para o normal acolhimento e processamento de passageiros”, como os de check-in, segurança e restauração, disse hoje o porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal, Rui Oliveira.

O voo vai realizar-se num Boeing 757-200ER, da companhia aérea TACV - Cabo Verde Airlines e com capacidade para 185 passageiros, que chegará às 17h20 ao aeroporto de Beja, proveniente do aeroporto de Lisboa.

Segundo Rui Oliveira, está previsto o embarque de 67 passageiros, sendo 40 da missão empresarial e institucional, entre representantes de entidades públicas e empresários, e 27 turistas que compraram bilhetes através dos operadores turísticos que comercializaram a viagem.

O serviço de “handling” será assegurado pela empresa Portway, que opera nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, e o check-in dos passageiros irá começar às 16h20, ou seja, duas horas antes do horário de partida do voo, às 18h20, precisou Rui Oliveira.

Segundo Rui Oliveira, “a PSP e a GNR irão garantir a segurança do aeroporto”.

“É um privilégio estar no lote de passageiros do primeiro voo” do aeroporto de Beja, que será “um momento histórico para a região e o país”, disse hoje Aníbal Reis Costa, presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, a promotora do voo.

O voo e a viagem só são possíveis graças à colaboração de mais de 60 entidades, sobretudo empresas, portuguesas e cabo-verdianas, que patrocinaram e financiam a operação, que “não terá quaisquer custos para a Câmara de Ferreira do Alentejo”, garantiu o autarca.

Segundo o responsável do aeroporto de Beja, Pedro Beja Neves, a certificação do aeroporto de Beja deverá ficar concluída no segundo semestre deste ano e ainda não há data prevista para a infra-estrutura começar a funcionar.

As perspectivas de voos para este ano são o primeiro voo, na quarta-feira, e os 22 voos “charter” que o operador turístico britânico Sunvil irá realizar entre o principal aeroporto de Londres e o de Beja entre Maio e Outubro e que também deverão ter autorizações especiais.

ADENDA:



Esta é já uma imagem do avião dos TACV a rolar na pista do Aeroporto de Beja
(Imagem captada por Julieta Venâncio ,uma alentajana de Cercal do Alentejo, que hoje esteve presente a testemunhar o voo histórico)