domingo, abril 03, 2011

VEM AÍ A XXI QUINZENA DA PRIMAVERA NO CAMPO BRANCO, EM CASTRO VERDE

.
INICIA-SE JÁ NO PRÓXIMO DIA 15
A XXI QUINZENA DA PRIMAVERA NO
CAMPO BRANCO.



XXI Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco: Castro Verde, 15 de Abril a 1 de Maio 2011


De 15 de Abril a 1 de Maio, Castro Verde celebra a Primavera no Campo Branco.

Conceitos como cultura, liberdade e educação serão elementos-chave de uma programação activa e plural, onde a sensibilidade e a criatividade se elevam como ferramentas fundamentais do processo de desenvolvimento dos cidadãos. Em prol dos diferentes públicos e abrangendo diferentes áreas de actuação, a XXI Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco trará consigo a música, o teatro, as exposições, as actividades de ar livre, o desporto e a literatura enquanto parte integrante de um programa diversificado e descentralizante.

Nesta 21ª edição, a abertura da exposição “Avifauna do Campo Branco” (16 Abril, 18h00), constituída por ilustrações de Marcos Oliveira e textos da Liga para a Protecção da Natureza, a par da animação de rua, assinala o início de quinze dias de intensa actividade cultural em Castro Verde. A noite de abertura ficará marcada pelo grandioso bailado “AmarAmália”, da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

O espectáculo, que já passou pelos Estados Unidos, Itália, Alemanha, e Reino Unido, tem coreografia de Vasco Wellenkamp a partir de fados de Amália Rodrigues, e é uma exploração do dramático através da luz e da sombra, da música e do silêncio. Um momento único nesta Quinzena Cultural que presta homenagem à diva que tornou o fado universal.

Mas outros nomes integram este programa, fruto do apoio financeiro do QREN – INALENTEJO ao integrar os maiores momentos na Rede CAL – Cultura Alentejo, entre eles, Boss AC, Carminho (Fado), Jacinta (Jazz), Ronda dos 4 Caminhos (Música Popular) e Ti-Tó-Tis, da Dançarte (Música e Dança para Bebés).

A multiplicidade de propostas prossegue até dia 1 de Maio, numa acção conjunta com o associativismo local, apresentando actividades nas demais localidades do concelho. As Comemorações do dia 25 de Abril, desde sempre associadas à Quinzena Cultural, são disso testemunho. Recorrendo à palavra e à música, mas também ao encontro na rua, celebrar-se-á Abril para que não caia no esquecimento aquilo que a data significou no livre acesso à cultura e à educação.

Duas iniciativas de relevo acontecem no dia 22 de Abril como forma de assinalar a data. São elas a Conversa sobre Abril, que contará com as participações do Coronel António Delgado Fonseca [Capitão de Abril], do cantautor Manuel Freire, do jornalista João Paulo Guerra, do poeta José Fanha e da actriz Maria do Céu Guerra, e o espectáculo Música e Palavras de Abril, que reunirá os cantautores Francisco Fanhais, Manuel Freire, Afonso Dias e Tino Flores, e poesias por Maria do Céu Guerra e José Fanha.

Associado a estes 15 dias de festa está também o XVI Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca e as comemorações do Dia Mundial do Livro. Este ano, a Feira do Livro sai da Biblioteca-mãe para o coração da vila, mais concretamente para o espaço verde do Jardim do Parque Infantil, e em torno dela dinamizar-se-á todo um conjunto de actividades, realçando o trabalho desenvolvido em prol do livro e da promoção da leitura. Este aniversário marcará também o início do funcionamento da Bebéteca e do Posto de Empréstimo de Santa Bárbara de Padrões.

Nesta Quinzena volta ainda a apostar-se na realização de iniciativas que constituam marcos importantes na vida do concelho através da apresentação de projectos de valorização da memória colectiva que envolvam directamente a comunidade. São exemplos disso os projectos “Castrense, Uma História” e o “III Encontro de Violas de Arame”.

De 15 de Abril a 1 de Maio, informe-se de tudo o que vai acontecer e viva Castro Verde ao ritmo desta XXI Quinzena Cultural.