domingo, dezembro 26, 2010

AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA

.
AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA
PODERIAM SER UM "CASE STUDY" DE
QUALQUER UNIVERSIDADE POR ESSE
MUNDO FÓRA.



Porquê ?Porque levam muito a sério um projecto diário de promover a alentejanidade, de recordar a tradição das suas raízes, sem deixar de projectar um futuro para a cultura da sua região de origem.
As Cantadeiras , como estrutura, não se limitam ao Cante e às actuações, elas participam sem descanso na ajuda aos idosos, nas visitas domiciliárias, nas tarefas domésticas dos que não o podem fazer, intervalando com ensaios do grupo e saídas nas actuações.

Porque sendo alentejanas, fóra do Alentejo a viver e trabalhar, fazendo do seu dia a dia, um hino às suas raízes, um projecto de dádiva sem retornos materiais, o nosso blogue saúda-as e deseja que tenham um ano em que possam atingir todos os vossos sonhos.


As Cantadeiras vão começar o ano de 2001 já no dia 4 Janeiro na Casa do Alentejo, 5,6,7 e 8 nas J.Freguesia Feijó, Laranjeiro, Cova da Piedade e Zagalos (Sobreda).

Vou agora aqui citar o que o seu ensaiador Luis Moisão escreveu sobre as Cantadeiras:

"São as Cantadeiras da Alma Alentejana, um Grupo de mulheres das diversas Terras do nosso Alentejo, «reforçadas» com outras mulheres de vários pontos do nosso País, numa união permanente na «defesa» do nosso Cante Alentejano. Adoram cantar e encontram no «Cântico» a sua forma mais expressiva, já demonstrado nas várias Igrejas do País.
São voluntárias no apoio aos idosos na Associação Alma Alentejana onde estão integradas.
Cantam nas Escolas do 1º Ciclo em Almada, ensinando às mesmas, não só o Cante Alentejano, como Poesia, Lendas, Lenga-Lengas e afins.
Algumas fazem parte dos outros Grupos criados na Associação: Cavaquinhos, Teatro, Sevilhanas e Violas Campaniças.
Já gravaram 2 CDs e preparam o 3º para o próximo ano. Estão a trabalhar arduamente no seu projecto de organizar o 1º Encontro de Cante Alentejano Feminino em Almada. Conseguirão?
Orgulham-se de tudo o que ao longo dos seus 6 anos de existência (acabados de fazer, mas não festejados, por razões óbvias) têm conseguido fazer, simplesmente com o seu trabalho e o espírito de «Família» que as caracteriza. Por isso têm a admiração e merecem estes «destaque» aqui dado pelo seu «Ensaiador». Assim dá gosto, «comandar» «guerreiras» tão bravas! Assim..."

O Alentejo não tem fim! (Luis)