sábado, dezembro 04, 2010

CARAPICUÍBA, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL

.
MAIS UM NOSSO LEITOR A ACESSAR-NOS
DO BRASIL. ESCREVE-NOS DE CARAPICUÍBA
NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Pede-nos para divulgar a sua cidade, aqui vai amigo Valdomiro:

Carapicuíba

Carapicuíba é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital. Tornou-se município em 1964, quando se emancipou de Barueri.

História
O nome "Carapicuíba" tem origem no tupi-guarani e diverge muito o seu significado, que em traduções literais pode significar Peixe que não se pode comer, "Pau Podre", "aquele que se reúne em poços", "cascudo", "escamose", etc. Porém o nome pode ser uma "tradução" de "Quar-I-Picui-Bae" ("aquele que se resolve em poços"), que era o nome dado pelos índios ao ribeirão que, cortando a cidade, faz divisa com Osasco.

A história da cidade está ligada aos índios, tanto que um dos locais culturais obrigatórios para visitação é justamente a Aldeia de Carapicuíba.

Foi uma das doze aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), quando de sua chegada a São Paulo.

Pertenceu a Barueri, que antes fazia parte do município de Santana de Parnaíba.

Carapicuíba era ponto de passagem e parada dos bandeirantes em direção ao interior. Afonso Sardinha, dono de terras (terra doada pelo Rei de Portugal) na região, aproveitou-se da mão de obra indígena para o cultivo de suas terras e, também por sua ordem, em 1590 construiu uma capela. Mas suas intenções fracassaram e Afonso Sardinha voltou a Portugal.

A região, a partir de 1610, vivia em clima tenso, devido aos conflitos entre brancos e índios.

Por volta de 1770 o local começou a progredir. Nos arredores da capela foram construídas malocas para abrigar pequenas famílias e comércio. Paralelamente espetáculos de folclore eram exibidos, fazendo da Aldeia de Carapicuíba o maior centro de folclore do Estado de São Paulo na época.

Em meado de 1854 o Barão de Iguape comprou terras na região, dando o nome de fazenda Carapicuíba. Em 1923 a fazenda Carapicuíba foi vendida a Delfino Cerqueira, que anos mais tarde contratou uma empresa para lotear e construir ruas em suas glebas.

O desenvolvimento efetivo da cidade, que à época era ainda um pequeno vilarejo, deu-se com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana em meados de 1875, que ligava a capital paulista até Itu, no interior. Porém, a primeira estação (embarcadouro) em seus arredores foi construída em 1921, distante 22 km da estação Julio Prestes, e chamou-se Sylvania. Logo depois foi construído um desvio para a construção, nos arredores do km 21 da via férrea, um desembarcadouro de gado destinado ao abate. Muitos funcionários da ferrovia e do abatedouro fixaram residência na vilarejo, que tomava ares de cidade.

Em 1928 Carapicuíba já era distrito policial. Na década de 30, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia, porque a região possuía clima excelente e terras apropriadas para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e a amoreira.



Carapicuíba possui cinco jornais com sede em seu território, Cidade de Carapicuíba (o mais antigo), Primeira Edição, Cidade em Alerta, Jornal Metrópole e o Gazeta do Povo Regional. Além de outros com sede em outras cidades que também circulam pela cidade como o Diário da Região, Visão Oeste, Tribuna Regional, Jornal D'aqui, e o Página Zero. Este último teve por muitos anos a cidade como sede e também cedia as suas páginas para as publicações oficiais da prefeitura.

Geografia
Altitude média de 717 metros. Tem como limites os municípios de:

Barueri a oeste e norte.
Osasco a leste.
Cotia a sul.
Jandira a sudoeste.

O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o subtropical. A média de temperatura anual gira em torno dos 18Cº, sendo o mês mais frio julho (média de 14°C) e o mais quente fevereiro (média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.

Hidrografia
Rio Cotia: divide os municípios de Cotia, Barueri, Jandira e Carapicuíba
Represa de Carapicuíba: liga o polo industrial Sanegran