sábado, dezembro 04, 2010

HOJE À TARDE, EM SANTO AMADOR, VAI HAVER TEATRO

.
ESTA TARDE O GRUPO DE TEATRO AMADOR
GRUPO UNIÃO SAFARENSE VAI ESTAR EM
SANTO AMADOR COM A PEÇA "BRINADEIRAS
TEATRAIS"

sábado, 4 de dezembro · 15:30 - 17:30

Localização Salão Cultural de Santo Amador
Mais informações O Grupo de Teatro de Safara irá fazer a apresentação de uma peça, a receita reverte a favor do Ricardo Ramos.
Contamos com a presença de todos numa tarde de Solidariedade.

quem é o:
Grupo de Teatro Amador Grupo União Safarense ?

História e Fundação do Grupo
A ideia de fundar um grupo de teatro amador em Safara, surgiu duma conversa entre amigos, enquanto se bebia café, na colectividade Grupo União Safarense, mais conhecida por todos os Safarenses por Clube.
Foi escolhido o presente local, segundo consta, porque todas as gerações se recordam que na colectividade se faziam e apresentavam as melhores peças de teatro de Safara, Santo Aleixo, Amareleja, Sobral, Moura e também outras companhias que se deslocavam de terra em terra. Aqui se revelaram grandes artistas amadores Safarenses, que elaboravam as suas rábulas e as interpretavam neste colectividade, é de referir nomes de alguns deles, José Gaspar Duro, José Tereno, Francisco Peregrino Racha, Assunção Rocha, António Vidigal, Mestre Calhanas, Maria Janeiro, Bento Adega, António Gato, Conceição Pereira, entre muitos outros.
Com todas estas boas influências, nasceu no ano de 2008 o "Grupo de Teatro Amador Grupo União Safarense", com a sua primeira peça, "Recordar é viver". Contando com a colaboração do Senhor António Pica, não só na elaboração de quase todas as rábulas apresentadas, mas também na encenação.
O Grupo é constituído por 15 actores, até ao presente momento, com idades compreendidas entre os 10 e os 80 anos.
A primeira peça, como já foi referido "Recordar é viver", foi apresentada num espectáculo que reverteu a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No ano de 2008 estiveram presentes em diversos locais, Safara, Barrancos, Santo Aleixo da Restauração, é de referir que actuaram mais do que uma vez em alguns destes sítios, perfazendo o total de 6 actuações.
Referente a 2009, foi apresentado uma nova peça designada "Brincadeiras Teatrais" que estreou na Semana Cultural do mesmo ano. Percorreram Safara, Aldeia da Luz, Barrancos, Santo Aleixo da Restauração, Amareleja, perfazendo um total de 8 actuações.
Ambas as peças apresentadas pretendem transmitir o melhor do Alentejo, os costumes, vestuário, o vocabulário, etc...
O Grupo de Teatro Amador Grupo União Safarense, não tem como objectivo angariação de fundos, mas participa sempre que solicitados em acções sociais de solidariedade. Contudo pretendem passar a mensagem que no Alentejo há artistas amadores a fazer um trabalho, para as gerações futuras continuarem.
O Grupo salienta : "Safara é terra de artistas"