domingo, dezembro 05, 2010

terras alentejanas - IGREJINHA

.
IGREJINHA É UMA ALDEIA
BEM ALENTEJANA, PERTO
DE ARRAIOLOS




A Aldeia de Igrejinha com uma população à volta das 800 e tal pessoas, cresceu à volta da sua Igreja dedicada a Nossa Senhora da Consolação.
Um dos seus ex-libris é um castelo em ruinas chamado de Castelo do Mau Vizinho que data da ocupação romana, e que estava associado a um santuário da época.
A aldeia que cresceu à volta da Igreja é teve orugem por volta do ano 1758.

O chamado Castelo do Mau Vizinho, também conhecido como Castelo de Pontega, localiza-se na freguesia da Igrejinha, concelho de Arraiolos, no Distrito de Évora. O local situa-se numa herdade, portanto em terrenos privados, a cerca de 4 km de Igrejinha na direcção da Azaruja.


Castelo do Mau Vizinho



Trata-se de sítio arqueológico vizinho à ribeira de Pontega, tributária do rio Divor, que remonta à época da Invasão romana da Península Ibérica. Destaca-se uma fortificação supostamente romana, que remonta ao século I a.C. (ou mesmo anterior), com planta no formato quadrangular, em blocos ciclópicos de silharia de granito, dispostos em duas fileiras paralelas, constituindo paramentos duplos. A construção ergue-se sobre uma considerável plataforma artificial de aterro, com vestígios de acesso pelo lado Leste. Na área envolvente foram identificados, em abundância, materiais de construção romanos, como telhas, tijolos e silhares graníticos.

Monumento singular na região, encontra-se em estudo por diversos pesquisadores. Do mesmo modo, estuda-se a classificação da sua proteção por parte do poder público português.

A sua economia foi sempre baseada na produção de cereais, gado, cortiça e oliveiras.
A construção da barragem do Divôe, nos anos 60 contribuiu para o abastecimento de água, quer à aldeia, à agricultura e até à cidade de Évora.



DISTANCIAS DE

Igrejinha - a Arraiolos: 10 Km
Igrejinha - a Évora: 29 Km
Igrejinha - a Vendas Novas: 57 Km


Festas anuais

- Vesperas de Páscoa
- Dia da Ascenção
- Festa anual da Aldeia- 1 de Setembro
- Prova de vinho novo, das sopas e doces tradicionais




Ontem ,sábado dia 4, actuaram em Igrejinha as Cantadeiras da Alma Alentejana, a quem

saúdo, e que hoje estarão a actuar da parte da tarde, no CONVENTO DOS CAPUCHOS na Costa da Caparica.