segunda-feira, julho 04, 2011

CASTRO VERDE , nos anos 50

.

(foto de Luis Miguel Figueira)

A antiga Rua Direita, actual D.Afonso I, em Castro Verde.
Esta foto é para mim impressionante e uma revelação, pois ,o prédio que se vê ao lado esquerdo refere-se a uma loja que hoje já não existe e que se encontrava então acoplado à Igreja dos Remédios.


(foto de Luuis Miguel Figueira)

Só vim pela primeira vez a Castro a partir do inicio dos anos 60, pelo que já não conheci esta morfologia da vila. Sabia que nas actuais reentrâncias da Igreja tinha existido uma loja ,mas nunca havia visionado este ângulo da então Rua Direita.

Este edificio teve origem em:

"No ano de 1874,sendo Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde o senhor José Guerreiro Faleiro, e vereador o senhor José Severino Parreira, foi requerido por José António Caixa, morador na Vila de Castro Verde, que lhe fosse concedido em foro perpétuo o terreno camarário junto à Igreja da Senhora dos Remédios, também conhecida por Igreja das Chagas do Salvador.
Publicado o edital de arrematação em 12 de Abril de 1874, foi citado o requerente que arrematou o terreno pelo "maior lanço", tendo ali construído habitação.
Esta casa veio a ser posteriormente uma loja comercial conhecida por "Loja do Senhor Costa Almeida"
Nessa época já aí havia, a norte, a "casa das escolas" que servia de armazém à loja.
Ainda nessa época, o Largo da Igreja chamava-se "Largo da Cruz". Nesse Largo, existia então um cruzeiro, que hoje se pode encontrar à entrada do Cemitério.
A Praça que hoje se chama Praça da Republica era então denominada "Largo Afonso Gomes"
Mais tarde as lojas vieram a ser derrubadas, conforme as fotos abaixo
:

O Prédio foi derrubado

IMAGENS DO DERRUBE