quinta-feira, julho 07, 2011

JAZZ EM ODEMIRA, ,hoje 7, 8 e 9 de julho

.
A PARTIR DE HOJE O
JAZZ VAI TOMAR CONTA
DE ODEMIRA


GRANDES NOMES DO JAZZ EM ODEMIRA NOS DIAS 7, 8 e 9 DE JULHO

Serão três dias de festa do jazz em Odemira, a partir de hoje, quinta dia 7 e até ao sábado dia 9 de Julho, com o melhor do mundo jazz: a música, o ambiente, o improviso, ao ar livre, num cenário de estrelas e sonho. Esta é uma iniciativa do Município de Odemira, com entradas gratuitas. Este ano numa nova localização, no Cerro do Peguinho, o Festival TassJazz aposta em espetáculos de qualidade incontornável.

O primeiro espectáculo hoje ,dia 7 de Julho, com Edgar Wilson Trio. Reconhecido e respeitado músico de jazz, Edgar Wilson começou a tocar piano aos 6 anos, em Lourenço Marques. Aos 13 anos recebeu uma bolsa de estudo pela Fundação Gulbenkian, depois fez o curso de piano, com distinção, no Conservatório do Porto e recebeu uma bolsa para estudar em Viena de Áustria. Desde cedo que Edgar Wilson mostrou grandes aptidões para a improvisação. Já actuou e gravou com músicos de renome mundial.

Edgar Wilson Trio: Edgar Wilson (Piano), Paulo Gaspar (Clarinete) e Nelson Cascais (Contrabaixo).

No dia 8 de Julho será a vez de Vozes 3, um projecto único e pioneiro que promete uma verdadeira celebração do Jazz. Maria João, Maria Anadon e Maria Viana, três vozes distintas,que já estiveram nas Festas da Vila de >Castro Verde de há 2 anos, que dispensam apresentações, encontram-se em palco, para uma noite mágica. Unidas pela paixão de criar música de forma livre e constante, João, Anadon e Viana ,com os seus talentos, com o objectivo de interpretar temas originais, clássicos do jazz e dos grandes compositores norte-americanos do séc. XX.
Vozes 3: Maria João, Maria Anadon e Maria Viana (Voz), Joan Monné, Victor Zamora e João Farinha (Piano), Nelson Cascais (Contrabaixo) e Marcelo Araújo (Bateria)

No sábado, dia 9 de Julho, subirá ao palco Ricky Ford Quartet. Ricky Ford é um saxofonista de referência, uma sonoridade forte e de autoridade, fluente na maioria dos idiomas do Jazz moderno, tendo desenvolvido a sua voz individual. Começou por tocar bateria, mas mudou para o saxofone tenor aos 15 anos. Estudou música no Conservatório de Nova Inglaterra, em 1974 juntou-se à Duke Ellington Orchestra e em 1976 integrou o grupo de Charles Mingus. Nas décadas de 70 e 80 tocou com grandes nomes do jazz. Desde 2000, é professor na Universidade Bilgi, em Istambul, Turquia.

Ricky Ford Quartet: Ricky Ford (Saxofone tenor), Kirk Lightsey (Piano), Darry Lhall (Contrabaixo) e John Betsch (Bateria)


Nas três noites de concertos no Cerro do Peguinho, o artista Philippe Peseux vai improvisar ao vivo “telas Jazz” (pintura a óleo sobre tela). Paralelamente, decorrerá na Biblioteca Municipal uma Feira do Jazz e para o dia 8 de Julho, sexta-feira, pelas 18.30h, está agendada uma edição do “À conversa com…” o crítico de jazz João Moreira dos Santos.