domingo, julho 10, 2011

A CUBA TROPICAL VAI ESTAR EM ALJUSTREL

.
ALJUSTREL VAI PRESTIGIAR
A REPUBLICA CARAIBENHA
DE CUBA,


A sua Música, cinema, dança, gastronomia, pintura e tertúlia vão marcar a Semana Cultural Cubana que irá animar de 13 a 19 de Julho o Concelho de Aljustrel.

Este evento, promovido pela Câmara Municipal, apresenta um programa cultural muito diversificado que irá permitir conhecer a cultura deste país e aproximar a população aljustrelense ao povo cubano.

A sessão de abertura desta Semana Cultural Cubana terá lugar no dia 13 às 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal e será seguida da inauguração da exposição de pintura e fotografia “Um Olhar sobre a Arte Cubana Contemporânea”, com participação de “bartender” e prova de cocktails.

Ainda, nesse dia, e integrado nos espectáculos das 4ªas à Noite, que decorrem habitualmente no Anfiteatro da Piscina Municipal, actuará o grupo Contratiempo. Este espectáculo será repetido, no dia seguinte, 14, às 21h30, no Jardim da Liberdade, em Ervidel.

No dia 14, também às 21h30 mas nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, realiza-se a tertúlia “Vida e Obra de José Martí”, por Rafael Máximo Polanco Brahojos. Um encontro que falará sobre a vida deste grande revolucionário cubano.

No dia 16, às 10 horas, o Mercado Municipal será palco de um workshop de gastronomia cubana que certamente irá encantar todos os presentes.

De 14 a 16, o cinema deste país das Caraíbas marcará também presença, com a exibição, sempre às 21h30, de várias obras um pouco por todo o concelho de Aljustrel. “Buena Vista social Club”, o documentário sobejamente conhecido de Wim Wenders será exibido no dia 14, no NARM, em Messejana e, no dia 15, na Sociedade Recreativa da Corte Vicente Anes.

“Balseros” documentário de Carlos Bosch e Josep Maria Domènech passará no dia 15, no Mercado Municipal.

No dia 16, serão exibidos “Viva Cuba” um filme infanto-juvenil de Juan Carlos Cremata, no Museu Municipal de Aljustrel e “Fresa y Chocolate” de Juan Carlos Tabío e Tomaz Gutiérrez Alea, no Centro Sociciocultural de Montes Velhos.

Este ciclo de cinema cubano acabará com o filme “Guantanamera” ainda destes dois últimos realizadores.

Entretanto, de 13 a 18, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural decorrerão aulas de salsa, que irão terminar com uma pequena apresentação ao público, no dia 19, às 21h30, na Praça Dr. Manuel de Arriaga, dos grupos participantes nestas aulas. Uma boa maneira de terminar esta Semana Cultural Cubana com música e a dançar. As inscrições já se encontram abertas.