segunda-feira, julho 25, 2011

CRÓNICA DE UM DIA DE FESTA EM NEVES DA GRAÇA

.
A CASA DAS PRIMAS ESTEVE ONTEM
EM NEVES DA GRAÇA NUM JANTAR
IMPROVÁVEL E QUE ACABOU NUMA
GRANDE FESTA DE GENTE QUE SE
GOSTA.






O nosso blogue foi criado para divulgar o Alentejo, a beleza do seu espaço físico, e especialmente os alentejanos eles mesmos, a sua forma de entender o sentido da vida, os seus costumes, as suas tradições.

E para o conseguir , tornou-se objectivo prioritário, descobri-lo através da participação activa, ao lado deles, nas suas festas e romarias, no seu vercejar, nas suas adivinhas.

Ao longo destes anos ,de camera em punho, fui captando imagens e sons ,a enquadrá-las com texto e a publicar aqui no teu espaço - na Casa das Primas.
Foi assim em Entradas, em Castro,nas Piçarras, no Monte da Caiada, na Graça de Padrões,em Albernoa,Conceição, Aldeia de Alcarias e agora em Neves da Graça.

Tinha havido uma festa de Verão de 2 dias (sexta e sábado), estava-se num domingo de rescaldo, quando ali passei ,vindo de uma visita a Graça de Padrões, e preparado para parar e visitar os sobrinhos que são imensos, de Neves da Graça.

Há dias de sorte.
Caí no meio de um improvável jantar organizado pelas mulheres da Aldeia.
As minhas sobrinhas não nos deixaram ir embora sem participar, e ainda bem, pois tive o previlégio de participar em mais um encontro de pessoas que se gostam e espalham os afectos entre os seus e os amigos que chegam, afinal tão caracterisco entre alentejanos.


Neves da Graça é uma aldeia do concelho de Castro Verde , de fronteira com
o de Almodôvar. A 800 metros vê-se a aldeia de Graça de Padrões, esta já pertencente a Almodôvar.
É uma localidade com cerca de 50 residentes, mas que no Verão cresce em número ,com os seus naturais que vêm passar as férias com a família, à sua terra.





O Jantar decorreu no Centro Cultural, e às tantas ,a Maria do Sacramento (minha sobrinha, e líder da organização) interrompeu, pediu a palavra e ,perante a hilariedade geral, revelou que a organização teria "roubado" uma das galinhas a um seu cunhado, oferecendo-lhe por piada as patas da "condenada".


O arroz de cabidela e o ensopado de galinha

estavam muito saborosos


Após o repasto e quando não se esperava, um dos presentes sacou dum
acordeon, e já cá fora ,se organizou um pouco ad-hoc uma sessão de cante e outros cantares de improviso .






Voltei a vêr e a sentir a imensa força , criatividade e satisfação de participar, que já senti especialmente no Monte da Caiada.




A dado momento tive mais uma surpresa agradável.
Encontrei, 2 irmãos, naturais da Aldeia, os irmãos Lourenço, a passar férias na sua terra, de quem tenho ouvido falar no "Programa Vamos ao Alentejo" emitido de Geneve na Suiça,e que costumo ouvir e participar através do facebook .

Falámos como se nos conhecessemos há muito, com memórias do Programa e amigos comuns (embora ainda só os conheça de voz e na net) como os comunicadores do Programa,o chamado trio maravilha- o Luis Matos (que é de Entradas) e o José Limpo e o Isaurindo Sempão (ambos de Moura).

Conbinámos encontrarmo-nos no dia 29 no primeiro dia das NOITES EM SANTIAGO de Entradas.

Cantou-se muito,conversou-se bastante e no final dançou-se enquanto forças houve.


Foi uma festa improvável , mas muito prazeirosa.