quinta-feira, julho 21, 2011

MONSARAZ CELEBRA O CANTE ALENTEJANO

.
A PARTIR DE AMANHÃ MONSARAZ
CELEBRA O CANTE ALENTEJANO


Monsaraz celebra o Cante alentejano

Nos dias 22, 23, 29 e 30 de Julho, nas ruas da vila medieval de Monsaraz ecoam os sons da Festa do Cante. Uma celebração que se faz com grupos corais, exibição de documentário sobre o tema e apresentação do CD e DVD «Monsaraz águaterracante».

A festa dedicada ao cante alentejano inicia-se a 22 de Julho, pelas 20h00 com a actuação Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, um dos membros da organização, juntamente com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

No mesmo dia, pelas 21h30, o jardim da Casa da Universidade, é exibido o documentário realizado em 2008 por Francisco Manso sobre as formas contemporâneas do Cante alentejano.

No sábado, dia 23 de Julho, às 21h30, na Praça de Armas do Castelo, decorre o Dia da Cooperação Transfronteiriça com as actuações da Tuna Estudiantina de Alconchel, da Peña Flamenca «Esther Merino» de Alconchel e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

O festival faz uma pausa durante os dias de semana, para regressar no último fim-de-semana de Julho. No dia 29, pelas 21h30, igualmente na Praça de Armas do Castelo de Monsaraz, realiza-se o espectáculo de Modas à Campaniça.

No dia seguinte a partir das 19h30, decorre o desfile de grupos corais. De seguida tem destaque as actuações do Grupo Coral Etnográfico «Amigos do Alentejo» do Feijó (Almada), o Grupo Coral de Baleizão (Beja), o Grupo Coral e Etnográfico «Os Camponeses de Pias» (Serpa), o Grupo Coral «Os Ganhões» (Castro Verde) e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

O espectáculo «A Festa do Cante» encerra a iniciativa com o grupo coral da terra e os Adiafa. Terá ainda lugar a apresentação do novo CD e DVD do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, intitulado «Monsaraz águaterracante».

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago insere-se na iniciativa Monsaraz Museu Aberto, programa de dinamização da vila.