terça-feira, novembro 16, 2010

amanhã, há "CINEMA ÀS QUARTAS" em CASTRO VERDE

.
AMANHÃ É DIA DE CINEMA ALTERNATIVO
EM CASTRO VERDE, O FILME ESCOLHIDO
É "AS ERVAS DANINHAS"DE ALAIN RESNAIS



A hora é a habitual, 21,30 ,o local também se repete, é no Forum Municipal.

Ervas Daninhas
titulo original: (Les Herbes Folles)
lançamento: 2009 (França) (Itália)
realizador: Alain Resnais
atores: André Dussollier , Sabine Azéma , Emmanuelle Devos , Mathieu Amalric , Anne Consigny
duração: 104 min



sinopse: Marguerite Muir (Sabine Azéma) é uma dentista solteira, que tem sua bolsa roubada ao sair de uma loja. Sem que ela perceba, sua carteira é largada no chão do estacionamento. Quem a encontra é Georges Palet (André Dussollier), casado e pai de dois filhos. Curioso, ele vasculha a carteira e nela encontra uma foto de Marguerite, que resolve guardar consigo.

"Em sua nova obra, As Ervas Daninhas, Alain Resnais permanece fiel à Nouvelle Vague, movimento contestador de cineastas que foi especialmente forte nos anos 60 e cuja principal característica permanece sendo a busca por filmes que fujam da corriqueira linearidade narrativa. O diretor ainda é o mesmo de Hiroshima, Meu Amor e O Ano passado em Marienbad (este último sendo completamente ininteligível). Seu objetivo é a poesia visual, a forma em detrimento do conteúdo, a exploração de possibilidades de imagem. Com este filme, ele nos relembra que uma poesia precisa ser sentida, não entendida.

E assim é este longa, sem princípio meio ou fim bem definidos. Nos primeiros minutos de filme, há a expetativa de um enredo comum, quando somos apresentados à história de Marguerite Muir (Sabine Azéma), uma mulher que vai comprar sapatos e é assaltada na saída da loja. Depois, ele nos mostra Georges Palet (André Dussollier) encontrando a carteira com os documentos dela. Coloca um pouco de suspense, uma trilha dramática e constrói para o público duas percepções de personagens bem definidas. Não demora muito mais do que 30 minutos para destruir tudo."