quarta-feira, novembro 24, 2010

HOJE, há "CINEMA ÀS QUARTAS" em CASTRO VERDE

.
HOJE É QUARTA FEIRA, LOGO,
É DIA DE CINEMA DE QUALIDA-
DE EM CASTRO VERDE.



O filme de hoje, a poder ser visto no Forum Municipal, logo pelas 21,30 ,é do realizador italiano ANTÓNIO LUIGI GRIMALDI, "CAOS CALMO"

Caos Calmo (2008)

105 min realizador : Antonello Grimaldi
script: Sandro Veronesi (book), Nanni Moretti,
artistas: Nanni Moretti, Valeria Golino and Alessandro Gassman

SINOPSE
Após a morte da mulher, um empresário decide parar. Necessitando de analisar a sua própria perda e em que consiste um luto para o qual não tem lágrimas, promete à filha que todos os dias ficará a aguardar por ela à entrada da escola, o dia inteiro. E é a este cenário, um banco de jardim face à escola da filha, a que se adapta e o qual se adapta a ele. Ao mesmo tempo que se habitua ao batimento cardíaco local, assiste-se à chegada de uma fauna visitante que vem aconselhar-se com ele no novo escritório.



Caos Calmo é a história de um homem que precisa de encontrar o norte e fundeia a âncora, sem que o mar em seu redor deixe de ter ondas. Nanni Moretti (Caro Diário, O Quarto do Filho, O Caimão) escreveu e representou, mas não quis realizar. Sandro Veronesi, autor do livro adaptado, não se envolveu no argumento, mas reconhece-se que a personalidade forte de Moretti desta vez encontrou ninho num personagem (já existente) à sua medida, mais do que tendo o personagem sido modelado pelo intérprete. Atrás das câmaras sentou-se Antonio Grimaldi, realizador televisivo e amigo de Moretti, que dispensou a função.

Caos Calmo é um filme curioso, engenhoso e com diversas camadas de leitura. Apenas uma cena destrói o conjunto, um episódio de sexo completamente despropositado. Tem-se dito que o desconcerto da cena se prende com o desvirtuar da imagem típica de Nanni Moretti, figura paternal e moralizadora do cinema italiano dos últimos vinte anos, mas a verdadeira razão para a inclusão de tal cena não fazer o menor sentido situa-se na própria trama: numa noite que se pretendia de ligação entre pai e filha, esta transforma-se numa de folia logo após o deitar da pequenina, em plena sala de estar, com uma mulher praticamente desconhecida, encontro esse ultimado por sms. Não fica certo que a cena tenha sido real, havendo elementos que apontam na óptica onírica mas, seja como for, é algo que deveria ter ficado no chão da sala de montagem.