sexta-feira, novembro 26, 2010

COMEÇA HOJE A XI FEIRA DO MONTADO DE PORTEL

.
DESDE HOJE 26 DE NOVEMBRO
E ATÉ 1 DE DEZEMBRO REA-
LIZA-SE EM PORTEL A FEIRA
DO MONTADO


A Serra de Portel apresenta uma das maiores manchas de montado da região, ocupando mais de metade da área florestal do concelho.

Atendendo ao potencial que o montado representa para o desenvolvimento da região, nasceu em 2000 a Feira do Montado, que hoje constitui um importante espaço de valorização dos recursos que lhe estão associados, encarados numa perspectiva económica, ambiental, cultural e científica.

A mostra do artesanato e dos produtos regionais, a divulgação da actividade pecuária, a oferta gastronómica são sectores em destaque. Com a cortiça a ocupar um lugar cimeiro.

Colóquios, conferências, apresentações de projectos sobre esta temática, ocupam um espaço relevante na feira, com a qualidade destes encontros a contribuir para a crescente internacionalização deste evento.

A par destas iniciativas, também as variadas formas de animação teatro, actividades infantis, música popular, cante tradicional alentejano e concertos de grandes nomes da música nacional - marcam os dias e as noites da Feira do Montado, atraindo um público diversificado.


VEJA O PROGRAMA AQUI

PROGRAMA DOS COLÓQUIOS:
27 NOV > SÁB
MONTADO, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

28 NOV > DOM
CONFRARIA DO SOBREIRO E DA CORTIÇA

29 NOV > SEG
A CORTIÇA E O VINHO
VII JORNADAS IBÉRICAS DO MONTADO

30 NOV > TER
A BIODIVERSIDADE DOS MONTADOS E A SINGULARIDADE DA CORTIÇA

OS MONTADOS E A SUA VALORIZAÇÃO