segunda-feira, novembro 08, 2010

COMEMORAÇÃO DO 30º.ANIVERSÁRIO DE "LEVANTADOS DO CHÃO" DE JOSÉ SARAMAGO

--
.
O NOSSO BLOGUE ESTEVE NA CERIMÓNIA
DA COMEMORAÇÃO DO 30º.ANIVERSÁRIO DA
OBRA DE JOSÉ SARAMAGO "LEVANTADOS
DO CHÃO"


A comemoração pelo 30º aniversário da publicação desse notável romance - um dos grandes romances da literatura portugesa - que é o Levantado do Chão, de José Saramago,rteve lugar na Casa do Alentejo,afinal, o lugar ideal para recordar a obra e o autor.

Ao longo de algumas horas centenas de pessoas fizeram a leitura da obra integral, mantendo num silêncio atento uma sala cheia de admiradores que recordaram com emoção cada detalhe do livro de Saramago.

Lamentavelmente só consegui chegar à Casa do Alentejo a tempo de ouvir as derradeiras interpretações do Grupo Coral feminino as Cantadeiras da Alma Alentejana, e de participar no aplauso unanime da sala à sua actuação.

O cante alentejano é como que o pano de fundo da história e da luta do povo do Alentejo - dessa história e dessa luta que são personagens principais do Levantado do Chão.

Depois, a companheira de muitos anos de José Saramago, emocionou os presentes falando da obra do seu companheiro,falou em castelhano mas fez distribuir pela assistência a tradução, em português, do texto que leu.



Falou do «Levantado do Chão, epopeia gigantesca de heróis não reconhecidos apesar de parecerem ter mais força que o sol que nos ilumina e serem, além do mais, a matéria de que todos somos feitos»...

Lembrou que, «Chico Buarque de Holanda, quando quis prestar homenagem aos camponeses sem terra que ocupavam herdades no Brasil (...) compôs um tema a que deu o título de Levantado do Chão, um coral que poderia ser entoado nos cinco continentes em todos os idiomas, bastando que houvesse voz para denunciar o abuso e vontade de erguer-se, de levantar-se, apesar da ideia, habilmente difundida, de que a insubmissão não vale a pena, já que vivemos no melhor dos mundos possíveis»...



Ao sair tive ainda a oportunidade de colher imagens duma intervenção das componentes das Cantadeiras da Alma Alentejana à Comunicação Social, sobre as

diferenças entre a realidade social que se vivia ao tempo da obra de Saramago "Levantados do chão" e a da que agora se vive no Alentejo.



Falou ainda Jerónimo de Sousa ,do livro,do autor e da luta do Povo alentejano, sempre na primeira linha contra a opressão de que era vítima.